Paginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Crianças etíopes aprendem a mexer em tablet por conta própria

 A organização One Laptop Per Child (OLPC, Um Laptop por criança) tem como objetivo disponibilizar computadores para crianças que não têm acesso a escolas, e um experimento feito pelo grupo na Etiópia mostra como a tecnologia pode ser importante na educação.

Crianças de duas vilas remotas do país africano, que jamais tiveram aulas e não sabem ler nem escrever, ganharam tablets da organização com programas pré-instalados para ver se elas eram capazes de se alfabetizarem por conta própria, de acordo com o MIT Technology Review.

O dispositivo usado foi o Motorola Xoom, que roda Android, com jogos de treinamento para ajudar na alfabetização, livros digitais, filmes, desenhos e outros programas. O fundador da OLPC, Nicholas Negroponte, afirmou que as primeiras observações foram bastante encorajadoras.

A cada semana técnicos da OLPC visitavam as vilas e trocavam os cartões de memória do tablet para checar como eles foram usados pelas crianças. Após meses de experiência, as crianças se tornaram heavy users dos dispositivos, aprenderam a "canção do alfabeto" e a escrever palavras por conta própria.

O mais impressionante, segundo Negroponte, foi o que aconteceu após cinco meses de uso do tablet. "Eles hackearam o Android!", afirmou o cientista norte-americano, "Alguém desativou a câmera do tablet e as crianças descobriram como fazer para reativá-la", contou. Elas também descobriram como fazer para personalizar o dispositivo, e, assim, o tablet de cada criança era diferente do outro, mesmo com o recurso tendo sido desabilitado pelos técnicos da OLPC.

Negroponte disse que, por mais que os resultados inicias tenham sido surpreendentes, ainda não é possível tirar uma conclusão de que é possível aprender a ler e escrever apenas com o uso da tecnologia.

Fonte: ollhardigital.com.br

0 comentários:

Postar um comentário